O planejamento estratégico é o guia para a empresa atingir seus objetivos futuros. A dinâmica do mundo dos negócios exige que esse planejamento seja feito de forma rápida, com envolvimento e comprometimento de todos os gestores e que seja atualizado de acordo com as mudanças do cenário empresarial e tecnológico.
A SIT desenvolveu uma metodologia de planejamento estratégico voltada para organizações modernas e empresas de base tecnológica. Essa metodologia divide os trabalhos em quatro etapas:

a) Caraterização da empresa e suas expectativas: Reunião com os acionistas e sócios para identificar as principais características da empresa e suas expectativas de médio e longo prazos. Estudo do mercado e da concorrência. Estabelecimento de cenários futuros.

b) Workshop executivo: Workshop com a alta direção da empresa para rediscutir suas Missão, Visão, Valores e Foco Estratégico. Análise das potencialidades da empresa através de ferramentas analíticas (SWOT, Força de Porter, Burke-Lipton etc.). Estabelecimento e priorização das ações estratégicas.

c) Workshop gestão: Reunião com todos os gestores da empresa para desdobrar as ações estratégica em ações táticas com prazos, indicadores, metas e responsáveis.

d) Fechamento: Palestra(s) para toda a empresa para apresentação dos resultados e para obtenção do comprometimento de todos com as metas estabelecidas